Vinicíus Camargo


Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton:
A Primeira Lei de Newton afirma que, na ausência de forças todo o corpo fica como está: parado se estiver parado; em movimento se estiver em movimento (retilíneo uniforme). Daí essa lei ser chamada de Princípio da Inércia.
É importante lembrar que a ideia de o corpo se mover, mesmo sem a ação de uma força sobre ele, sempre foi muito difícil de ser aceita. Aliás, durante séculos prevaleceu o ponto de vista contrário, até o aparecimento dos trabalhos de Galileu. Na verdade, para manter o corpo em movimento não há necessidade de força, como Galileu percebeu, mas a ação de uma força é necessária para fazer o movimento cessar.


Exemplo:

O bloco está sobre um plano horizontal sem atrito: a resultante das forças que atuam sobre ele é nula. O que acontece com ele em a, quando está parado, e em b, quando está em movimento?
Na primeira situação, a resposta é quase óbvia: se nenhuma força atua sobre um corpo em repouso, ele continua em repouso. E na segunda situação, a resposta, embora simples, não é obvia: se nenhuma força atua sobre um corpo em movimento, ele continua em movimento. Mas que tipo de movimento? Como não há força atuando sobre ele, sua velocidade não sofre nenhuma alteração: não aumenta, nem diminui, nem muda de direção. Portanto, o único movimento possível do corpo na ausência de qualquer força atuando sobre ele é o MRU.
Por isso basta saber o enunciado:
“Um corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme se nenhuma força atuar sobre ele”.
Conteúdo disponível no livro: “Física” de Alberto Gaspar.

Um comentário: