Leis de Newton

                Leis de Newton
 

  •      Primeira Lei de Newton ou Princípio da Inércia
Se um corpo está em movimento, ele tende a permanecer em movimento. Se um corpo está parado, ele tende a permanecer parado, a menos que forças atuem sobre esses corpos. Essa é definição da primeira lei Newton ou Princípio da Inércia.

A inércia do repouso: se um corpo está parado, ele tende a permanecer parado quando não se aplica uma força sobre ele. Um exemplo disso, é o que acontece para uma pessoa em cima de uma moto parada. Ao acelerar na arrancada, o passageiro tende a permanecer no local, sendo projetado no sentido contrário ao deslocamento da moto.
Primeira lei de Newton - princípio da inércia do movimentoA inércia do movimento: se um corpo está em movimento, ele continuará em movimento até que uma força atue sobre este corpo, fazendo-o parar. Um exemplo disso, é o que acontece quando um jóquei está andando com seu cavalo e o cavalo para repentinamente. O jóquei tende a permanecer em movimento, sendo arremessado para frente.
O que é inércia? É uma tendência natural que os corpos têm em manter a velocidade constante. Ou ainda: uma resistência natural que os corpos têm para sair do estado de equilíbrio.

Se você está parado, sentado em uma cadeira, algumas forças estão atuando sobre você. Essas forças vêm da cadeira, do chão e de outros objetos, os quais você pode estar apoiado ou encostado. Apesar da ação dessas forças, você continua parado, porque essas forças estão se cancelando e você permanece em equilíbrio.
Um corpo também pode estar em equilíbrio, mas não em repouso, como acontece quando você está dentro de um carro se deslocando a uma determinada velocidade. Se o carro acelerar, frear ou fazer uma curva, você sente o movimento e se desequilibra.
Todos os corpos têm uma determinada resistência em alterar seu estado de equilíbrio. Tome como exemplo dois corpos iguais, mas com pesos diferentes, como uma bola de futebol e outra de boliche. Chutando-se essas duas bolas, logicamente a bola de futebol será lançada com grande facilidade, enquanto a bola de boliche resistirá à força do chute, em uma tendência de manter seu estado de equilíbrio. Assim, a bola de boliche tem uma maior inércia do que a bola de futebol.
Outros exemplos de inércia:
inerciaPor que usamos o cinto de segurança ao andarmos de carro? Para minimizar os danos que uma eventual colisão ou uma freada brusca, possa exercer sobre nosso corpo. A colisão ou a freada brusca, tende a parar subitamente o carro que está em movimento. Como nós também estaremos em movimento, junto com o carro, o cinto atuará sobre nós, anulando a inércia do movimento sobre nosso corpo, evitando de sermos projetados para frente.
inercia exemploSe você pretende arrastar uma pedra puxando-a com uma corda, é preciso que a força de tração seja suficientemente maior do que o peso da pedra para, assim, “quebrar” o seu equilíbrio ou, simplesmente, vencer a inércia do repouso que atua sobre esta pedra. Outro exemplo, é quando empurramos um carro parado, precisamos vencer a inércia que atua sobre ele.
A primeira lei de Newton foi publicada no ano 1687 em sua obra “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica”, juntamente com suas outras duas leis fundamentais (a segunda lei de Newton ou princípio fundamental da dinâmica e a terceira lei de Newton ou princípio da ação e reação) e a lei da Gravitação Universal.

Esse conteúdo você pode achar no site: http://www.forcesystem.com.br/a-primera-lei-de-newton-o-principio-da-inercia/
Por: Ingrid Santos
  •      Segunda Lei de Newton ou Princípio Fundamental da Dinâmica
  •      Terceira Lei de Newton ou Lei da Ação e Reação

Nenhum comentário:

Postar um comentário