sábado, 7 de julho de 2012

Unidades de área: As unidades de área são padrões estabelecidos mediante acordos para facilitar o intercâmbio de dados nas medições cotidianas ou científicas, e simplificar radicalmente as transações comerciais.
A medição é a técnica mediante a qual se atribui um número a uma propriedade física, como resultado de comparar aquela propriedade com outra similar tomada como padrão, sendo a que se adota como unidade. A medida de uma área da lugar a duas quantidades diferentes só se usarmos diferentes unidades de medida. Foi assim que surgiu a necessidade de estabelecer uma unidade de medida única para cada magnitude, de maneira que a informação fosse facilmente compreendida por todos.
Metro Quadrado: O metro quadrado (símbolo: m2) é a unidade padrão de área adaptada para o Sistema Internacional de Unidades, e derivada da unidade básica metro. Corresponde à área que tem um quadrado com um metro de lado. Em agrimensura utilizam-se algumas unidades derivadas do metro quadrado, como o are (equivalente a 100 metros quadrados e a 1 decâmetro quadrado) e o hectare (equivalente a 10.000 metros quadrados e a 1 hectômetro quadrado).
Um erro comum em cálculos envolvendo áreas é tratar esta medida como uma medida linear; mas esta é uma medida quadrática. Por esse motivo, um quadrado com 2 m de lado tem uma área não de 2 m2, mas sim de 4 m2 ( 2 m x 2 m).
Exemplo: Um metro quadrado equivale a 10.000 centímetros quadrados, pelo seguinte motivo: Um metro têm cem centímetros; então multiplicamos a largura pelo comprimento (ou seja, 100cm x 100cm), que é igual a 10.000 centímetros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário