sábado, 7 de julho de 2012

Função Horária: A função horária do espaço permite localizar um móvel, em qualquer instante, que se movimenta com velocidade constante, desde que seu espaço inicial e sua velocidade sejam conhecidos.A principal característica do movimento uniforme (M.U.) é a velocidade escalar constante. Quando um móvel qualquer se movimenta com velocidade escalar constante, não existe variação da velocidade escalar, e, como consequência, a aceleração escalar é nula. Essa afirmação pode parecer contraditória quando a comparamos com nossa experiência diária. No cotidiano, acelera-se o motor para aumentar a velocidade do automóvel. Em uma subida, por exemplo, o motor será acelerado para que a velocidade do carro se mantenha constante.
Em Física podemos dizer que a palavra aceleração apresenta somente um significado: a variação da velocidade por unidade de tempo. Dessa forma, não havendo variação da velocidade, não há aceleração. Portanto:
- quando um automóvel descreve um movimento uniforme, ele realiza deslocamentos iguais em intervalos de tempos iguais.
Como exemplo, vamos considerar um automóvel que se movimenta com velocidade constante de 80 km/h. Podemos dizer que em 1h ele percorrerá 80 km; em 2h ele percorrerá 160 km; e assim sucessivamente, independente de ser a trajetória reta ou curva.
Movimento uniforme em trajetória retilínea
Com base no que foi exposto, podemos relacionar o deslocamento escalar (ΔS) com a velocidade escalar constante (v) utilizando a seguinte expressão:
ΔS=v.Δt
Como o deslocamento escalar representa a variação do espaço do móvel, temos:
ΔS= Sf- Si   ⇒  Sf- Si=v.Δt
Se representarmos o espaço inicial por S0 (t = 0) e o espaço final por S, num instante t qualquer, obteremos:
S= S0+v.t
Essa expressão é denominada função horária do movimento uniforme. Com ela podemos localizar, em qualquer instante, um móvel que se movimenta em velocidade constante, desde que saibamos seu espaço inicial e sua velocidade.

Um comentário:

  1. Percebi que praticamente copiastes do site http://www.brasilescola.com/fisica/funcao-horaria-espaco.htm e o texto é de Domiciano Marques. Então, é preciso colocar isso. Por que, senão, estás colocando como sendo escrito por vocês. Não é certo! O autor tem direitos sobre o que ele escreve. Precisa ser nomeado ao final do texto.
    OBS: Vale para todas as outras postagens.

    ResponderExcluir